Ao termino desse artigo, você irá saber quais são as principais preocupações de um profissional de marketing na elaboração de suas estratégias no meio digital.
Com os avanços da tecnologia, o cenário em que o marketing se encontrava, foi transformado completamente. Em pleno século XXI não se pode pautar suas estratégias de marketing digital em torno de likes. O objetivo do marketing digital é muito mais que isso. É transformar completamente a relação entre marcas e pessoas. Além de fazer a diferença nos resultados da empresa como um todo.
Agora iremos listar alguns pontos importantes que irão te ajudar a alcançar os resultados esperados de suas estratégias.
Para que suas estratégias tenham eficácia, é preciso estudar bem o seu mercado para identificar as oportunidades, monitorar os concorrentes e analisar de forma minuciosa o comportamento de navegação do seu consumidor desde o momento que o mesmo tem o primeiro contato com sua marca até o final da conversão que pode ser considerado a venda ou lead. Além disso buscar informações sobre hábitos e estímulos do seu público alvo.
Um segundo aspecto importante para se analisar é a experiência do usuário quando está navegando no mobile vs desktop¹. As pesquisas revelam que um a cada cinco domicílios brasileiros tem acesso à internet sem ter um computador (FOLHA, 2018). Com base nesse dado expressivo não podemos deixar de lado o poder do segmento mobile. Por que não trabalhar esse tipo de experiência de forma peculiar? Portanto, alguns elementos básicos são necessários como: ter um site responsivo pensando na usabilidade em diversos dispositivos e diversas conexões que por muitas vezes, a conexão 4G é diferente de uma banda larga, para isso o site mobile precisa ter imagens leves, informações claras e objetivas e rápido carregamento.
Outro fator imprescindível para agregar sua estratégia de marketing digital, são dados. Através deles é possível tirar insights, aproveitar oportunidades e prever possíveis riscos, além de influenciar na tomada de decisão dos objetivos de suas estratégias. Para isso, existem diversas ferramentas de monitoramento de dados e comportamento do usuário. Uma ferramenta utilizada por diversas empresas e em muitos casos de forma gratuita é o Google Analytics, que possibilita acompanhar o número de visitantes no site, comportamento de navegação e informações de suas campanhas em real time. Outra ferramenta é o CRM (Customer Relationship Management), que armazena informações importantes de clientes atuais e potenciais, auxiliando nas análises das interações de clientes com sua empresa. Com essas informações você será capaz de ter maior assertividade em suas campanhas publicitárias otimizando para uma maior rentabilidade e consequentemente aumento de suas vendas. Ou seja, é muito mais do que uma simples concentração de informações, essa ferramenta oferece a possibilidade de integrar dados para abastecer e atualizar cada área especifica com informações necessárias para gerenciar as estratégias de marketing, campanhas de mídia e outros departamentos em um único local.
Agora que temos dados suficientes para termos embasamento, o próximo passo é definir um objetivo claro e mensurável para o marketing digital, que influencie nos resultados da sua empresa, aumento de receita no e-commerce, leads e novos visitantes para o site. O passo seguinte é definir o orçamento que será investido no período determinado da campanha de mídia e as horas trabalhadas da sua equipe. Além disso, é preciso definir como será medido os resultados.
Com a estratégias traçadas, é preciso definir os canais que serão executadas. Para isso é preciso estudar os canais mais propícios para o sucesso da estratégia. Falaremos mais a fundo nos próximos artigos, sobre como os canais podem fazer a diferencia para suas campanhas.
Viu como marketing digital é muito mais do que gerar likes?
E por último e não menos importante, mantenha-se atualizado nas tendências de marcado, pois o marketing digital se atualiza de forma rápida e constante.
Este artigo apareceu primeiramente no Jornal 140.