O Google AMP está morto!

O Google está lançando uma mudança significativa como parte de seu algoritmo de classificação de experiência de página.

A partir do lançamento do Core Web Vitals e do algoritmo de experiência da página, não há mais nenhum tratamento preferencial para Accelerated Mobile Pages (AMP) nos resultados de pesquisa do Google, carrossel de notícias principais e Google Notícias. O Google removerá até o ícone do emblema AMP dos resultados da pesquisa.

Agora você pode ignorar o Google AMP com segurança ao criar uma web mais diversificada e empolgante, sem quaisquer restrições artificiais definidas pelo Google.

Aqui está o que o Google tem a dizer:

”O carrossel de notícias principais na Pesquisa Google será atualizado para incluir todo o conteúdo de notícias. Isso significa que o uso do formato AMP não é mais necessário e que qualquer página, independentemente da pontuação do Core Web Vitals ou do status de experiência da página, estará qualificada para aparecer no carrossel de notícias principais.

Também estamos trazendo atualizações semelhantes para o aplicativo Google Notícias, um destino importante para usuários em todo o mundo obterem uma visão abrangente das notícias importantes do dia. Como parte da atualização da experiência da página, estamos expandindo o uso de conteúdo não AMP para potencializar a experiência principal em news.google.com e no app Google Notícias.

Além disso, não mostraremos mais o ícone do selo AMP para indicar o conteúdo AMP.”

Este é um excelente passo para uma web mais independente, aberta e saudável. Muitos sites, principalmente editores de notícias, se sentiram como reféns e foram forçados a usar AMP com a única motivação sendo a promessa de mais tráfego de pesquisa.

A partir dessa atualização, você pode superar as páginas AMP e obter mais tráfego de pesquisa criando um site mais rápido com uma melhor experiência do usuário.

Por que o Google fez essa mudança agora?

O Google AMP nunca foi popular. Foi polêmico desde o dia em que foi lançado, recebeu um grande empurrão e muito ódio, mas o Google se manteve firme por anos.

Tem havido muito escrutínio antitruste no Google e isso pode ter desempenhado um papel nesta mudança de opinião. O AMP colocou o Google no controle da web e do que um site pode ser. O Google se coloca entre o visitante e o site. Tirou o controle e a independência de sites que se sentiam forçados a usar o Google AMP.

Agora todos os sites têm uma escolha. Se você deseja classificações mais altas e mais tráfego dos mecanismos de pesquisa, precisa otimizar seu site para uma experiência de usuário melhor, com mais desempenho e mais rápida. E agora você tem a opção de tecnologia que deseja usar para chegar lá.

O AMP não é mais um requisito do Google para criar um site de carregamento rápido. Você pode desenvolver um site leve com uma ótima experiência de página e melhores pontuações do Core Web Vitals, mesmo sem usar a forma restrita e controlada pelo Google de construir um site.

Se o Google AMP for a melhor maneira de criar um site melhor e mais rápido, você poderá usá-lo, mas, na maioria dos casos, simplesmente criar sem AMP dará a você uma vantagem.

Fonte: Plausible

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.