WordPress 5.8 – Tatum: Recursos & Melhorias

WordPress 5.8 “Tatum”, nomeado em homenagem ao pianista de jazz Art Tatum, chegou hoje cedo. É o segundo grande lançamento em 2021. Inclui filtros de mídia duotônicos, widgets baseados em blocos, blocos relacionados a temas, edição de modelos e suporte a arquivos JSON de temas.

O lançamento também traz muitos outros recursos notáveis, como suporte para novos Emoji e um campo Atualizar URI para que os autores de plug-ins ofereçam atualizações personalizadas. A atualização mais recente também descarta o suporte para o IE11, dizendo adeus à era do Internet Explorer.

Matt Mullenweg liderou o lançamento do WordPress 5.8, que contou com contribuições de 530 voluntários. Toda a equipe de lançamento fechou 320 tíquetes Trac e mais de 1.500 solicitações pull do GitHub.

Os membros oficiais do time de lançamento foram:

  • Co-coordenador de lançamento: Jeffrey Paul
  • Co-coordenador de lançamento: Jonathan Desrosiers
  • Editor líder técnico: Riad Benguella
  • Líder de marketing e comunicações: Josepha Haden Chomphosy
  • Chefe de documentação: Milana Cap
  • Líder de teste: Piotrek Boniu
  • Líder de suporte: Mary Job

Melhorias duotônicas e de mídia

Os blocos Image e Cover receberam um novo recurso duotônico. É um filtro que permite aos usuários colocar duas cores sobre a mídia, criando efeitos únicos. As cores substituem as sombras e os destaques da imagem ou vídeo. Os usuários podem usar os padrões do WordPress, cores definidas por tema ou criar suas próprias combinações.

O WordPress 5.8 também apresenta várias atualizações para a biblioteca de mídia. A equipe de desenvolvimento substituiu a rolagem infinita por um botão “carregar mais”, melhorando a experiência para leitores de tela e usuários de teclado. Os usuários finais agora podem copiar URLs de arquivos de mídia na tela Adicionar nova mídia.

A versão mais recente oferece suporte ao formato de imagem WebP pela primeira vez, e os desenvolvedores têm um novo gancho de filtro image_editor_output_format para ajustar a experiência.

Blocos de Widgets

Pela primeira vez desde que o sistema de blocos foi lançado com o WordPress 5.0 há quase três anos, os blocos não estão mais confinados ao editor de conteúdo de postagem. Os usuários agora podem usá-los em qualquer barra lateral disponível. Este é um ponto de partida na experiência de Edição Completa do Site que, eventualmente, levará ao bloqueio dos temas e do editor do site. Enquanto isso, é uma forma de os usuários começarem a experimentar os blocos de novas maneiras.

No entanto, essas experiências podem variar, dependendo do tema ativo. Alguns projetos mais antigos podem não funcionar bem com este sistema. Os autores podem precisar cancelar o recurso. Os usuários que não desejam usar widgets de bloco ou ter problemas podem instalar o plugin Classic Widgets.

Loop de consulta e blocos de tema

O poder de criar listas, grades e outros designs em torno de um grupo de postagens está há muito tempo apenas na casa do leme dos desenvolvedores. Os usuários tiveram que confiar em seus temas ou plug-ins especializados para fazer essas alterações. Este não é mais o caso. Os usuários terão o poder de criar quase qualquer tipo de lista de postagens que quiserem, de agora e no futuro, com o bloco Query Loop.

E, este é apenas o começo. O novo bloco do WordPress 5.8 é apenas uma introdução ao que eventualmente será um dos elementos fundamentais para a Edição de Site Completo nos próximos anos. À medida que mais e mais blocos continuam a amadurecer, os usuários e autores de temas continuarão a construir todos os tipos de layouts a partir desse ponto de partida simples.

O bloco Query Loop também será a primeira introdução do insersor de padrão para muitos usuários. Esta é uma nova ferramenta que permite aos usuários rolar pelos padrões de bloco, escolher um e personalizar. No futuro, ele se tornará um recurso de maior destaque.

Inserir listas de postagens é apenas arranhar a superfície. O WordPress 5.8 vem com uma nova categoria de blocos “Tema” para os usuários brincarem. Muitos deles são principalmente para uso no Loop de consulta, como os blocos Post *. No entanto, outros, como título do site e slogan do site, serão úteis no editor de modelos.

Editor de Templates

O novo editor de modelos oferece aos usuários um método de criação de modelos reutilizáveis. E, eles não precisam de um tema de bloco 100% para fazer isso. O recurso abre uma sobreposição da tela de edição de conteúdo para que os usuários personalizem o cabeçalho da página, o rodapé e tudo o mais.

Esta é essencialmente uma versão reduzida do próximo editor de sites. Com o 5.8, seu principal caso de uso será a criação de páginas de entrada personalizadas. É muito poder nas mãos do usuário médio. E ajuda o WordPress a se aproximar de seu objetivo não apenas de democratizar a publicação, mas também o design.

A desvantagem desse recurso? Atualmente está ativado. O tema ativo deve declarar suporte para usuários acessarem. Muitos não verão até que os desenvolvedores enviem atualizações.

Desenvolvedores: suporte theme.json

O WordPress 5.8 permite que os autores de temas comecem a explorar estilos globais e configurações de configurações por meio do novo sistema theme.json. Nos próximos anos, essa será a base de como os criadores de projetos construirão seus projetos.

Essencialmente, o novo arquivo é uma ponte entre temas, WordPress e usuários, um método padronizado de comunicação que os coloca todos na mesma página. Os autores do tema definem quais configurações ele suporta e seus estilos padrão. O WordPress reflete isso por meio das interfaces de edição e no front end. E os usuários podem sobrescrevê-los bloco a bloco ou, eventualmente, por meio do recurso Estilos Globais.

No momento, é um recurso opcional que tanto os temas tradicionais quanto os de bloco podem utilizar. Os Themers vão querer começar a mover seus projetos para usá-lo agora que o WordPress 5.8 está chegando.

Fonte: WP Tavern

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.
Olá, podemos te ajudar?