Awesome Motive, a empresa por trás do MonsterInsights, OptinMonster, WPForms e vários outros produtos populares, adquiriu o SearchWP, um plug-in comercial que aprimora a funcionalidade de pesquisa do WordPress. Nenhuma mudança foi anunciada para o plugin e o CEO da Awesome Motive, Syed Balkhi, diz que será “business as usual” para os clientes atuais.
“Construímos muitas ferramentas internas para melhorar a pesquisa em nosso site que estou realmente ansioso para compartilhar com a comunidade WordPress”, disse Balkhi.
“Estaremos combinando a visão de Jon com nossa própria experiência, para que você possa literalmente ter o melhor plug-in de pesquisa do setor sem os altos custos.”
Em 2013, quando Jon Christopher lançou o SearchWP, ele rapidamente conquistou uma fatia do mercado de busca do WordPress entre os primeiros concorrentes. O modelo freemium já era popular naquela época com plug-ins como Relevanssi, mas Christopher escolheu lançar o SearchWP como um produto apenas comercial.
“Já havia competição freemium e eu senti que o modelo de preços (que é o mesmo hoje) era mais forte dado o produto em si”, disse Christopher. “Eu vi o modelo de preços como algo que ajudaria o SearchWP a se destacar e também queria evitar abrir as portas para grandes quantidades de solicitações de suporte desde o início.
“Eu não tinha ideia se o SearchWP seria bem-sucedido devido à paisagem, eu o construí primeiro para coçar minha própria coceira, sabendo que mesmo se ninguém o comprasse, eu o usaria 100% em meu próprio trabalho, e o usaria muito. ”
Sua aposta valeu a pena e o plugin foi usado em mais de 30.000 sites WordPress. Christopher tinha um prestador de serviços de suporte, mas fora isso vinha dirigindo o negócio sozinho nos últimos oito anos. A crescente participação de mercado do WordPress dificultou a manutenção de empresas de plug-ins de uma pessoa, uma vez que se tornaram muito populares, como visto na recente venda da ACF para a Delicious Brains.
“Eu estava olhando para o futuro e considerando o que seria melhor para os clientes do SearchWP”, disse Christopher. “Quero que o SearchWP viva o máximo que puder. Se eu estiver sozinho, é um pouco arriscado continuar assim, pois o negócio continua a crescer. Eu sei que prefiro construir as coisas do zero, e também sei que não sou o cara para construir (ou gerenciar) uma equipe, não é meu forte. Considerando todas essas peças, ficou claro para mim que era um bom momento para considerar a venda. ”
Christopher descreveu o ecossistema WordPress de 2013 como mais “fragmentado”, à medida que os desenvolvedores lançavam negócios de produtos e trabalhavam para descobri-los ao longo do caminho.
“Existem prós e contras em um ambiente como esse, mas foi fantástico do meu ponto de vista”, disse ele. “Com o tempo, esse sentimento foi embora à medida que as empresas cresceram, amadureceram e os manuais começaram a tomar forma. Esse ciclo continuou ao longo do tempo e, especialmente nos últimos 18 meses, estamos vendo para onde o WordPress está indo – muitos grandes jogadores em um espaço realmente grande. ”
Para aqueles que estão entrando na água com um novo negócio de produtos, Christopher ressaltou a necessidade de um marketing forte.
“Acho que a falta de marketing sério será, de fato, um limitador na economia WordPress de hoje”, disse ele. “Produtos que existem há muito tempo têm um impulso natural que é realmente difícil de vencer, mas esse impulso não vem sem atrito. Para acompanhar onde o WordPress está indo, sinto que você precisa de ativos (e capital) direcionados direta e exclusivamente ao marketing de longo prazo. ”
Balkhi não entrou em detalhes sobre os planos imediatos da Awesome Motive para o plug-in de pesquisa, mas disse que a empresa executará um plano de 12 meses para tornar mais fácil para iniciantes e proprietários de negócios não técnicos configurar em menos de 10 minutos.
Fonte: WP Tavern