Gestão de Instagram: 5 dicas para te ajudar nessa missão

Quem trabalha com o Instagram, sabe que é viver em uma montanha russa. Tem dias que os números dão picos impressionantes de views e interações. Mas, tem dias que é necessário um milagre para que pelo menos 20% da sua audiência seja alcançada. Ou seja, nunca sabemos com 100% de certeza o que irá viralizar ou engajar. E, diante disso, todos os empreendedores que usam a plataforma como uma vitrine virtual, vivem uma eterna relação de amor e ódio com o Instagram.

Entretanto, ainda existem algumas alternativas que podemos usar para que a plataforma trabalhe a favor da nossa marca. Confira as dicas:

Use e abuse dos vídeos

Já é de conhecimento geral que o Instagram passou a priorizar a produção de videos, ao invés de publicações com imagens estáticas. Inclusive, o próprio o head do Instagram, Adam Mosseri, reforçou a informação em sua fala em uma publicação no seu Twitter pessoal: “Nós não somos mais um app de compartilhamento de fotos. Em uma pesquisa, a primeira coisa que as pessoas dizem sobre como usam o Instagram, elas falam que é para entretenimento”, disse.

Portanto, como você pode apresentar a sua marca em forma de vídeos? De preferência, no atual queridinho do Instagram, o Reels. Nossas dicas são: procure entender quais são os reels que estão viralizando, seja pelo áudio que está sendo utilizado ou pela forma de contar alguma informação. E busque adaptar para o cotidiano da sua marca. Mostrar produção de produtos, embalando pedidos e outros bastidores da empresa também são boas formas de estar presente ali.

Use hashtags

A velha e clássica dica não poderia ficar de fora da nossa lista. Afinal, muitos consumidores encontram produtos através da busca por hashtags. Dê preferência por hashtags que estejam diretamente ligada ao que você comercializa na sua marca e hashtags locais também! Assim, você conseguirá atingir tanto o grande público de outras regiões do país, quanto o público local, que poderá ser seu cliente imediato! Outra dica importante: siga as hashtags principais para o seu negócio. Assim, você conseguirá entender como o seu público interage com cada uma delas.

Por fim, crie hashtags próprias para o seu negócio. Dessa forma, você vai criando uma comunidade e fica mais fácil dos seus novos clientes encontrarem feedbacks reais sobre o seu trabalho. Uma marca que tem uma comunidade fortíssima e faz uso de diversas hashtags próprias, é o Grupo Orna. Atualmente, suas seguidoras fiéis fazem uso das hashtags #ninguemvaibaterninois, #quartairma e várias outras, espalhando a marca de maneira orgânica e bem humanizada.

Integre a loja online

Se você reparar, ao usar a plataforma, existe um ícone de sacola em destaque na barra inferior. Ao clicar, você tem acesso a uma série de produtos que tem relação com as publicações que você interage. Por exemplo, caso você tenha interagido com alguma postagem de jóias em prata, é provável que o algoritmo do Instagram passe a recomendar uma série de jóias em prata, de diversas lojas online, que utilizam a rede social como vitrine virtual.

Mas, é importante esclarecer: você precisa ter sua loja online integrada com o Instagram e Facebook, para que a sua loja apareça por ali. Busque conversar com o programador da sua loja online, para entender a possibilidade dessa integração e viabilize essa alternativa o quanto antes em seu perfil. Dessa forma, as chances de você chegar até novos clientes de maneira orgânica, é ainda maior.

Tenha um planejamento estratégico

Já foi a época em que postar por postar era uma alternativa válida no Instagram. Tendo em vista que a plataforma auxilia no dia a dia e nas vendas de milhares de empreendedores do mundo todo, as fronteiras não são mais um problema para o consumidor. Facilmente é possível comparar preços, qualidade e outras informações, entre marcas do país todo, por exemplo.

Sendo assim, é necessário que você tenha um planejamento estratégico para expor o melhor da sua marca, incluindo as causas que você gostaria de apoiar, datas comemorativas que são relevantes para homenagear e/ou alavancar as vendas. Assim, você evita pensar em ações em cima da hora, gerando publicações sem contexto, apenas para “tapar buracos”. Caso você tenha contrato com agência, é bom checar se a equipe já tem todo o planejamento estratégico pensado única e exclusivamente para a sua marca. Caso não tenha, fica tranquilo que a Zionlab está aqui para te ajudar!

Crie conexão com o seu público

Atualmente, as marcas se esforçam para vender muito mais do que produtos. Conceitos, ideais e encantamento do cliente são coisas imprescindíveis para aumentar as vendas. Incluindo a comunidade que falamos lá no uso das hashtags, viu? Portanto, aproveite o Instagram para se conectar com o seu público alvo. Entenda as preferências dos seus clientes através de enquetes nos stories. Mostre um pouco do seu processo criativo. Mostre o lado humano da marca, as pessoas que trabalham para ela e as dores do processo de produção do produto.

Deixe que o público se encante por você e pelo que você vende. Através dessa conexão, o valor do produto deixa de ser um fator decisivo. Aproveite os stories para criar essa conexão imediata. Sei que pode existir muita insegurança em aparecer diariamente ali, mas aos pouquinhos você vai se acostumando e se aproximando dos seus clientes da maneira correta!

Anotou as dicas? Queremos ver você praticando! Mostra para a nossa equipe que você está colocando os conselhos em prática e conta a sua experiência marcando a @zionlabbra no Instagram.

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