Conteúdo estratégico: o segredo para melhorar sua atuação nas redes sociais

Recentemente, trouxemos 5 dicas que podem te ajudar a melhorar a gestão do seu Instagram profissional. Entretanto, talvez você não saiba o que realmente vem antes desses conteúdos irem ao ar. Por exemplo, ao contratar uma empresa como a Zionlab, para cuidar das redes sociais do seu negócio, você está contratando muito mais do que apenas o conteúdo pronto que os clientes veem ao atualizar os feeds. Existe todo um processo de produção, de conhecer a voz da marca, de entender quais os tipos de publicação funcionam melhor com o seu público, o estudo de hashtags, a estratégia que será utilizada em cada post, acompanhamento das métricas para saber se as estratégias estão funcionando… Enfim, são muitos detalhes, mas a gente simplifica para você.

Confira um pouquinho do passo a passo por trás da criação desse conteúdo estratégico:

Com quem a sua marca quer conversar?

Antes de qualquer outra coisa, quem é o seu cliente? Qual o gênero que mais compra na sua empresa? De qual faixa etária? O que essa pessoa gosta de ouvir? De comer? Quais são os eventos importantes para ela? Ela é casada? Solteira? Tem filhos? Viaja? Qual a média salarial que ela possui? Quais são as principais dúvidas dela? Quais os problemas do cotidiano que você pode solucionar? Após essas e outras perguntas, chegamos a um (ou mais) personagem fictício, que será a cara da sua marca, conhecido como buyer persona.

Para quem não trabalha diretamente com criação de conteúdo, pode parecer bobagem a criação dessa persona tão rica em detalhes, mas no dia a dia da marca, faz muita diferença. Tendo em vista que nas redes sociais é necessário uma proximidade e humanização da marca, é a partir dessa construção, que será possível saber o tom ideal para as legendas, o norte para a criação das estratégias, os memes e trends que podem ser replicados pela marca, em quais redes sociais você deve estar presente, entre outras coisas.

Quais os formatos que fazem sucesso com os seus clientes?

Atualmente, existe uma infinidade de formas de produzir conteúdo de valor para a internet. Fotos, stopmotion, reels, vídeos longos, stories, carrossel com fotos ou artes gráficas… Portanto, você pode brincar de diversas formas com um mesmo produto e o desempenho desse conteúdo dependerá do seu público. Por exemplo: se você tem uma loja de roupas femininas e seu público é mais jovem, faz todo sentido trocar o look com dancinhas virais no reels. Entretanto, se seu público for acima de 50 anos, talvez as clientes não gostem de ver looks em um piscar de segundos, enquanto você dança alguma música que, provavelmente, não é o estilo musical favorito dela. Viu como é importante conhecer a sua persona?

Só que, ainda assim, você não terá certeza se não testar os conteúdos! Portanto, permita-se errar. Teste carrossel, tempos depois reutilize a informação, recriando o conteúdo em formato de reels, depois aprofunde a informação em vídeos mais longos. Assim, você vai conseguir acompanhar, através das métricas, quais os formatos favoritos dos seus clientes e quais não se encaixam com o perfil e, por isso, devem entrar em menor quantidade (ou nem entrar!).

Tenha um calendário editorial!

O calendário editorial é o seu melhor amigo na hora de produzir conteúdo. Dicas básicas: pesquise por datas sazonais importantes para os seus clientes e para o seu negócio; defina frequência e melhores horários para publicar (com a ajuda das métricas!) e em quais plataformas você estará presente. Por exemplo, às vezes, para o seu negócio faz todo sentido estar presente no Instagram diariamente nos stories, mas no feed apenas 3 vezes na semana e mais um Tiktok por dia. Enquanto, o Linkedin pode ser irrelevante de início. Já para outros negócios, o Linkedin pode ser fundamental, enquanto o Tiktok pode passar batido. Entende? Tudo depende lá daquela primeira avaliação. Outra dica importantíssima: tenha uma reserva de ideias. Perguntas frequentes de clientes, podem ser um valioso norte para criar essa reserva de conteúdo.

Com todas essas dicas, fica difícil você se perder ou esquecer de publicar algo. Basta manter o calendário atualizado e seguir o cronograma estipulado. Mas, lembre-se: não vale postar por postar! Qual a intenção de cada conteúdo que você vai publicar? Nem sempre a resposta deve ser “vender”, ok? Crie vínculo!

Estou no caminho certo? Só as métricas podem responder!

Ao seguir os passos anteriores, na hora de criar o planejamento do mês, você definiu as metas e quer saber se está no caminho certo? Então, só as métricas vão poder te responder! São elas que vão explicar os conteúdos que estão funcionando melhor com a audiência, se os horários para publicar foram alterados ao longo do mês ou permanecem, em qual das suas redes sociais você está atingindo o maior público e como seu público vem engajando com o que você produz.

Apesar de ter excelentes ferramentas que vão te ajudar nesse processo de captação de dados, é importante que você tenha um analista de marketing, que é o profissional capacitado para fazer a análise e a interpretação correta dos dados captados e trazer o laudo do mês de forma objetiva. Principalmente, se você investe em posts patrocinados. O analista ajudará a entender se seu investimento está sendo feito da melhor maneira ou se deve ser ajustado para aumentar o desempenho.

Diante disso, quer elevar o nível da sua produção de conteúdo com o nosso auxílio? Entre em contato com a Zionlab. Aguardamos o seu contato!

Agência Especializada

Caso esteja procurando por uma agência especializada em criação de conteúdo estratégico, A ZionLab oferece serviços de Web DesignMarketing DigitalGestão de Redes SociaisDesign Gráfico e Produção de Vídeo.

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