Conteúdo para web: torne-se uma autoridade no seu ramo

Com a chegada da internet, clientes passaram a ter, na palma da mão, acesso aos seus concorrentes com maior facilidade. Por exemplo, se uma cliente, em busca de uma blusa, precisava ir de loja em loja, para comparar preços, tamanhos e estilos, gastando assim tempo e transporte, atualmente, a mesma cliente, pode falar com lojas de todo o país, através das redes sociais e descobrir todas as informações que desejar, para então fazer a melhor escolha para o que deseja.

Entretanto, os clientes estão cada vez mais exigentes e prezam não só pelo produto de qualidade. Dessa forma, empresas que se preocupam com a comunicação, com o compartilhamento de informações úteis sobre o seu segmento e valorizam o encantamento do cliente, saem na frente de qualquer concorrente, mesmo que o valor seja menor. E é exatamente sobre o compartilhamento de informações que vamos conversar hoje! Afinal, se tornar uma autoridade no seu ramo, torna seu valor incontestável.

Por onde eu começo a produção de conteúdo para web?

Primeiramente, a produção de conteúdo para web é a forma onde empresas e entidades compartilham informações de valor que tenham relação com a sua área de atuação, com o foco em se tornar uma autoridade no assunto. Alguns exemplos: solucione uma dúvida ou problema comum dos seus clientes; mostrar a utilidade dos seus serviços ou produtos; compartilhar parte do seu conhecimento, para que instigue o seu público a consumir do seu produto pago e saber tudo o que você tem a ensinar; entre outros.

Obviamente, cada produtor de conteúdo sabe o melhor método para a sua criação. Entretanto, existem algumas dicas que podem te ajudar a passar pelo processo de produção sem que isso se torne um caos de ideias engavetadas. Confira a lista de dicas que separamos especialmente para você:

Mapeamento e pesquisa

Esse é o primeiro passo para uma boa produção de conteúdo. Converse com o seu público através das suas redes sociais, usando caixinhas de perguntas, por exemplo. Peça que eles lhe contem quais são as principais dúvidas sobre o seu negócio, seus produtos e área de atuação. Além disso, faça buscas na internet para conhecer quais são as palavras ligadas ao seu segmento que são mais procuradas na internet. Junte tudo isso em um banco de ideias, que pode ser um bloco de notas, uma planilha no Excel, um quadro no Trello… O método que você vai armazenar essas ideias fica a seu critério, mas é importante guardá-las de maneira acessível e que você sempre possa acrescentar novas sugestões. Assim, toda vez que for criar o planejamento de conteúdo, o seu trabalho será muito mais fácil de executar.

Planejamento

Com todas as sugestões de pauta separadas no seu banco de ideias, você já pode começar o planejamento de conteúdo. É importante frisar que cada equipe sabe por quanto tempo cada planejamento será executado. Por exemplo, há quem prefira fazer planejamento mensal, enquanto outros pretendem trimestral ou até anual. Antes de começar a criar seu planejamento, busque responder algumas dessas questões: Quantas vezes por semana pretende publicar? Que tipo de linguagem vai usar no conteúdo? Quais as linhas editoriais que cabem na sua produção de conteúdo? Além disso, distribua as sugestões que você guardou no banco de ideias, no seu cronograma de publicações e busque já determinar o que pretende contar em cada um dos textos. Assim, você não correrá riscos de se perder na hora da criação.

Redação de conteúdo para web

Geralmente, essa etapa fica sob responsabilidade de um redator experiente em tornar uma explicação teórica, em algo atrativo para todos os públicos. Respeitando o que foi delimitado na etapa de planejamento, o redator escolhe a melhor estratégia para prender o leitor, fazendo uso do recurso mais importante nesse aspecto: o SEO.

O SEO é o responsável por fazer o seu blog corporativo ficar bem rankeado nas pesquisas do Google, podendo assim ser facilmente encontrado pelos usuários da web e que também faz com que o cliente passe mais tempo na página consumindo o conteúdo produzido. Para isso, é necessário se preocupar com a utilização correta das palavras-chaves, a adição de hiperlinks, levando o leitor para outras páginas de conteúdos complementares, e a escaneabilidade.

Que tal começar a criar?

Considerando que a produção de conteúdo para a web fará com que os seus clientes conheçam mais dos seus serviços e criem confiança no conhecimento que você possui, por que continuar adiando essa criação? Se você quer começar, mas precisa de uma equipe que te auxilie nessa criação, entre em contato com a Zionlab.

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