Checklist de SEO para cobrir uma campanha de conteúdo

É fácil se envolver na campanha em si, mas reservar 15 ou 20 minutos para garantir que seus pontos de SEO sejam cobertos pode compensar, gerando mais tráfego, engajamento e valor para os negócios.

Veja um checklist dos principais itens para que a sua campanha de conteúdo seja executada sem problemas e ofereça suporte aos seus esforços de classificação. Embora a classificação possa não ser o objetivo principal de sua campanha de conteúdo, você deve pelo menos cuidar dos elementos básicos de SEO na página. Demora pouco tempo e pode retribuir muito bem ao longo do tempo. Vamos começar com o SEO na página.

Títulos de página

Sim, eu sei, isso é básico, mas você ficaria surpreso com quantas pessoas se esquecem de otimizar seus títulos de páginas. Se você estiver fazendo uma reformulação completa da página com HTML personalizado ou folhas de estilo em cascata, o título de uma página precisará ser definido manualmente, pois você não está usando um modelo.

Lembre-se de que o título da página aparece nos resultados de pesquisa do Google e também pode ser usado em canais sociais se as tags de gráfico aberto não estiverem presentes. Você quer ter um título cativante e atrair alguém para clicar em seu conteúdo.

Se você está criando um conteúdo na esperança de atrair links para ele, é possível que ele tenha uma classificação para palavras-chave de volume razoável. Você também pode ter tempo para fazer pesquisa básica de palavras-chave e otimizar o título da página. Se você não tiver uma palavra-chave totalmente relevante para otimizar a página, adicione duas frases secundárias, se puder. Tente evitar segmentar acidentalmente uma palavra-chave usada por outra página e canibalizar as classificações.

Meta Descrição

Embora não seja tão impactante quanto o título de uma página quando se trata de classificações, você ainda deve reservar um minuto para escrever uma meta descrição clara, precisa e atraente que reflita sua parte do conteúdo. Isso pode ajudar a melhorar a taxa de cliques, além de ser usado pelas plataformas sociais.

Imagens e texto

Um infográfico é um exemplo popular de uma imagem usando texto. Eu vejo muitos exemplos de infográficos estáticos que contêm muito texto, mas a partir de uma perspectiva de SEO, quem coloca o texto dentro de uma imagem?

Uma pequena quantidade de texto é inevitável quando se trata de infográficos, especialmente com pequenos trechos ou pequenos parágrafos de texto, mas se você estiver usando muita cópia, você pode querer repensar usando um infográfico em primeiro lugar.

Se você estiver produzindo um gráfico estático que contém muito texto, considere a criação de uma página HTML padrão que seja suportada por imagens e ícones em vez de um gráfico longo.

Links internos

Esta é outra importante que não pode ser negligenciada. Existem dois tipos de links internos que você precisa pensar quando se trata de otimizar o conteúdo na página.

Inclua um menu de navegação no topo da página. Isso pode incluir links para categorias principais. Você deve ter cuidado para que o menu não ofusque seu conteúdo e seja o mais discreto possível. Uma alternativa é lançar o conteúdo e, em seguida, adicionar um menu de navegação após o estabelecimento do seu alcance.

Inclua links dentro da cópia. Se você tiver grandes blocos de texto em seu conteúdo, procure oportunidades de vincular as principais páginas do seu site a partir desse conteúdo. A chave aqui é torná-la natural e não links de calçadeira onde eles não fazem sentido.

Inclua um rodapé com links para as páginas principais. Embora não seja tão ideal quanto os links para cima da página em posições mais proeminentes, um rodapé significa que você não está comprometendo a parte do conteúdo em si ou se distraindo dela, mas ainda está filtrando o patrimônio do link para as páginas principais.

Links das principais páginas. Os links das principais páginas do seu site são uma boa maneira de ajudar as páginas que normalmente não suportam muito conteúdo ou podem não fazer parte da navegação principal. Em casos como esse, pode-se argumentar facilmente que o Google pode não valorizar o conteúdo (ou os links que apontam para ele) o máximo que poderia.

Se uma página não estiver proeminentemente vinculada internamente, a equidade do link não fluirá e ela poderá não ser bem classificada. Mesmo que essa página acumule muitos links externos, ela não terá a capacidade de transmitir o patrimônio do link, a menos que haja uma forte estrutura de vinculação interna.

Tags canônicas

Geralmente, esse problema cuida de si mesmo se você estiver usando um bom sistema de gerenciamento de conteúdo configurado corretamente, mas pode haver um problema se você estiver usando um modelo personalizado de algum tipo. Não ter tags canônicas não é o fim do mundo, mas você precisa verificar se elas estão disponíveis, sendo usadas corretamente e apontando para o URL correto. Existem algumas coisas sutis a serem observadas, como:

Http vs. https
Www vs. não-www.
Trailing slash vs. barra non-trailing.
Às vezes, o Google pode descobrir erros como esse e ignorar a tag canônica, mas uma verificação rápida ao desenvolver a peça ou logo após o lançamento garantirá que não haja erros.

Imagens

Em um nível básico, você deve compactar todas as imagens, o que ajudará nos tempos de carregamento da página. Isso é importante se você entrar em contato com blogueiros e jornalistas que provavelmente abrirão seu conteúdo em dispositivos móveis, que podem não ter conexões rápidas.

Além disso, reserve um minuto para nomear seus arquivos e otimizar o texto da imagem ALT para ajudar o Google a compreendê-los.

Rastreamento e medição

Acompanhar o sucesso do seu conteúdo é uma necessidade absoluta, e você tem algumas opções de como fazer isso. Além do rastreamento básico, você tem algumas opções para integração com outros canais, dos quais você deve aproveitar se puder.

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