Próximas versões do Ubuntu rerão o Kernel Linux mais atualizado

Próximas versões do Ubuntu rerão o Kernel Linux mais atualizado

A Canonical, após muito tempo, alterou sua política de escolha do kernel nas versões do Ubuntu, optando por adotar as versões mais recentes e avançadas do Linux a partir do Ubuntu 24.10, que será lançado em outubro de 2024.

Historicamente, o Ubuntu era uma das poucas distribuições que não oferecia de forma oficial e simples o acesso aos kernels mais novos. A comunidade Ubuntu há muito tempo pedia para que novas versões do Ubuntu fossem lançadas com o kernel Linux mais atualizado.

Até agora, as novas versões do Ubuntu frequentemente vinham com kernels que estavam próximos do fim de seu ciclo de suporte ou já estavam desatualizados. A Canonical sempre teve uma postura cautelosa, preferindo esperar antes de escolher a versão do kernel para as futuras versões do Ubuntu, mas isso finalmente vai mudar.

“Para garantir aos usuários os recursos mais modernos e suporte a hardware, o Ubuntu passará a ser lançado com a versão mais recente do kernel Linux upstream na data de congelamento da versão do Ubuntu, mesmo que essa versão ainda esteja em status de Release Candidate (RC)”, explicou Brett Grandbois, Diretor de Engenharia de Kernel na Canonical.

Assim, a partir do Ubuntu 24.10 “Oracle Oriole”, a equipe de kernel da Canonical utilizará a série Linux 6.11, que deve ser lançada em meados ou final de setembro de 2024. O lançamento do Ubuntu 24.10 está previsto para 10 de outubro, com a versão beta disponível para testes públicos em 19 de setembro de 2024.

No entanto, há algumas considerações: nas versões intermediárias do Ubuntu, que têm suporte por apenas nove meses, a Canonical deve lançar apenas uma versão de kernel. Isso significa que, se o Ubuntu 24.10 for lançado com o kernel Linux 6.11, ele provavelmente não receberá atualizações para uma versão mais nova, como o Linux 6.12, durante seu ciclo de vida.

Para as versões LTS (Long Term Support) do Ubuntu, a Canonical confirmou que não haverá mudanças. Essas versões continuarão a receber novas versões de kernel como HWE (Hardware Enablement) a partir da versão intermediária atual do Ubuntu, quando coincidir com uma atualização de ponto do Ubuntu LTS. Por exemplo, o Ubuntu 24.04.2 LTS será lançado com o kernel Linux 6.11 do Ubuntu 24.10.

Além disso, a Canonical mencionou que os patches ao vivo do kernel continuarão normalmente para os kernels já lançados. Ainda não está claro se as próximas versões do Ubuntu receberão atualizações pontuais do kernel (como Linux 6.11.1, 6.11.2, etc.) ou se a versão será fixa e continuamente atualizada pela Canonical.

Fonte: 9to5linux.com

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com a política de privacidade.