No dia 30 de abril de 2019, Mark Zuckerberg, fundador e CEO do Facebook, inaugurou o evento anual para desenvolvedores de sua empresa, o F8, em San Diego (Califórnia, Estados Unidos). No evento, Zuckerberg apresentou todas as novidades do que chama de quinta geração de suas redes sociais.
O Facebook ganhou um novo layout em versões web e app mobile. A cor branca predomina o novo visual ao contrário do azul da versão anterior. O Facebook ainda prepara uma versão escura para web, onde a cor predominante será preta, baseada em aplicativos como Twitter e Pocket.
O grupos ganham destaque e diferentes funções de acordo com o tema. Os grupos de jogos recebem um novo sistema de chat com tópicos, algo parecido com o YouTube atualmente. Os grupos de empregos ficam mais parecidos com o Linkedin, onde os empregadores facilmente anunciam vagas e os usuários podem se candidatar.
A grande novidade é o Facebook Dating, popularmente chamado de Tinder do Facebook, um serviço que passa a conectar pessoas com interesses em comum. Quando duas pessoas adicionarem uma a outra em sua lista de interesses, a combinação acontece. O recurso já está disponível e basta atualizar o aplicativo.
Messenger
O Messenger passou por uma revolução e foi praticamente desenvolvido novamente. Além de ser mais leve e economizar 30% de espaço nos celulares em relação a versão anterior, o Messenger ainda terá uma versão independente para computadores com direito a chamadas de vídeo.
O Instagram também tem mudanças significativas. O aplicativo recebe o modo criativo no software da câmera, para facilitar o compartilhamento com efeitos, filtros e figurinhas. No stories será possível adicionar figurinhas com doações para entidades selecionadas antes de compartilhar.
Além disso, a função de compras do aplicativo será expandida para os influenciadores digitais, onde será possível comprar o produto que seu influenciador oferece. A empresa ainda testa retirar a contagem de likes nas fotos e vídeos do Instagram, a ideia é promover o conteúdo produzido e não a contagem de likes que o usuário recebe.
O WhatsApp passou por atualizações nas opções de pagamentos e envio de dinheiro. O WhatsApp Business recebeu um catálogo para que os vendedores possam mostrar seus produtos aos ususários interessados.
Realidade Virtual
Aleḿ das redes sociais, o Facebook anunciou que seus dois novos óculos de realidade virtual aumentada chegarão ao mercado no próximo mês. O modelo mais simples se chama Rift S, que funciona conectado ao computador e custa US$ 399. Já o Quest, modelo que não precisa do PC, sai por US$ 399 ou US$ 499, dependendo da configuração.
Este artigo foi visto primeiramente no Jornal 140.