O growth hacking é uma combinação de codificação, inteligência de dados e marketing. É necessária muita criatividade, análise inteligente de dados e agilidade na tomada de decisões. A abordagem é agora amplamente utilizada por startups e empreendedores em todo o mundo.
O growth hacking é uma forma de pensar e concentra-se nas intervenções pequenas, mas significativas e muitas vezes contra-intuitivas, que fazem parte do DNA da startup. A abordagem de growth hacking abrange a aquisição, ativação, engajamento e retenção de clientes; também envolve re-targeting, reaquisição, imersão, recomendação e receita.
Hackers de crescimento não se aplicam apenas ao marketing, mas também ao desenvolvimento de produtos em startups de estágio inicial. Ele pode ser usado para melhorar o MVP inicial e, finalmente, transformar o uso do produto em hábito.
A personalização é uma técnica importante a ser adotada nas dimensões demográfica, psicográfica, comportamental e transacional. Oferecer experiências personalizadas ajuda a reter clientes, fornecer o toque humano, melhorar o engajamento, reduzir a taxa de rejeição, aumentar a taxa de conversão, reduzir o tempo de encomenda e aumentar o valor do pedido. A longo prazo, aumenta a fidelidade e defesa da marca.